Balança de pesagem e de etiquetas

    Configurar a forma de comunicação com a balança de checkout e interpretação do código de barras na etiqueta balança. Veja a imagem ilustrativa abaixo e as especificações técnicas.




Máscara da pesagem

    A máscara do código de barras tem o formato configurável, possível de ajuste para os modelos de mercado. O padrão é 20CCCCTTTTTTDV, sendo as letras a composição do código de barras, onde cada letra será substituída pelo conteúdo da pessagem. O gerenciador de balança também possui esta configuração, ajuste o gerenciador da balança ou ajuste a máscara do sistema.  Exemplo:

20 - É fixo, logo para um código de barras ser reconhecido como sendo de balança, deve começar com "20" e o dígito verificador deve coincidir.
CCCC - É o código do produto no cadastro,  para que o sistema possa identifica-lo. Um caso típico seria a carne bovina, seu código seria hipotéticamente "0225", então o código de barras na etiqueta poderia ser "200225TTTTTTDV".
TTTTTT - É o valor total do produto já calculado. O sistema vai identificar o produto no cadastro e dividir este total pelo valor unitário, para calcular a quantidade. O exemplo seria onde o total seja R$ 42.25, o código de barras na etiqueta seria "200225004225DV".
DV - É o dígito verificador, calculado a partir dos 12 primeiros dígitos. No exemplo do caso acima ficaria "2002250042258", pois o dígito verificador é o 8.


Balança de checkout

    A balança de checkout é conectada diretamente no PC, e o sistema faz a leitura através de uma porta serial. Veja abaixo o detalhamento:

Porta Porta serial onde a balança está conectada (COM1,COM2, COM3, COMX).
Modelo da balança Protocolo usado para se comunicar com a balança. Alguns fabricantes possuem um protocolo próprio, outrosa são compatíveis com vários modelos, os mais comuns são TOLEDO e FILIZOLA.
Velocidade (Baud) Velocidade em que a comunicação serial vai ocorrer. 2400, 4800,9600, etc...O fornecedor pode fixar um padrão ou configurar o equipamento, que deve estar sincronizado com o sistema.
Intervalo de leitura É o tempo em milissegundos em que o sistema fará a leitura na porta para receber a pesagem da balança. Um padrão aceitável é de 500, ou seja meio segundo, 2 leituras por segundo. Esse tempo deve ser ajustado conforme a velocidade do processammento da balança e do computador.
Leitura contínua da balança Essa chave determina como será o comportamento do sistema em relação à balança. Quandoesta chave está ativada, o operador aciona a leitura, e somente será desativada pelo operador. Quando esta chave está desativado, o operador aciona a pesagem, vende um ítem e a pesagem é desativada. O uso da leitura contínua é indicado para aqueles estabelecimentos onde a maior parte dos produtos é pesado, como uma fruteira, um açougue, ou algo do gênero.